Resenha: Extraordinário — R. J. Palacio

 Clique para conferir
Título: Extraordinário
Título Original: Wonder
Autor: R.J. Palacio
Editora:
Intrínseca
Páginas:
320
Lançamento:
2013
Onde comprar:
Buscapé

Sinopse: 

August (Auggie) Pullman nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular em Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Não Julgue um livro pela capa. 
Não julgue um menino pela cara.
Opinião:

Extraordinário é um livro realmente extraordinário.

Auggie é um garoto especial, não só por ter uma  síndrome (com um nome bem estranho) que deformou todo o seu rosto, mas porque ele é um garoto muito bom, gentil, um verdadeiro exemplo a ser seguido. Ele é normal, ou pelo menos tenta, é fanático por Star Wars e gosta das mesmas coisas que qualquer outra criança da sua idade. Apesar de ter apenas 10 anos, ele é bastante maduro e tem uma personalidade marcante que nos cativa a cada ato.

Esse é um livro que tem como elemento o bullying, mas ele, ao contrário de outros que abordam essa temática, não fica só nisso, ele nos traz para um mundo diferente, onde o bullying pode ser superado. Ele não prende o personagem na luta contra o preconceito, mas ele o insere no mundo dito "normal", mostrando que apesar das dificuldades e não aceitações, há sempre a possibilidade de se misturar e ser feliz.

O livro nos emociona por vários aspectos, ele nos prende e nos mostra o quão doloroso é viver em um mundo em que as pessoas julgam as outras pela aparência. Ele nos expõe a inocência e a maturidade de uma criança, suas angustias e suas alegrias, a dor e o amor.

A leitura é bem tranquila, mesmo a história se tratando de um assunto tão forte. A autora R. J. Palacio escreve de uma maneira leve e carismática, que chega a nos abraçar como uma mãe carente. O livro é composto de oito partes, cada uma narrada por um personagem diferente (como a irmã, amigos, inimigos, o namorado de sua irmã, o próprio August) de modo a conhecermos como eles veem o personagem Auggie, o que sentem por ele, etc. Dentro de cada parte, há vários capítulos bem pequenos, a maioria com uma ou duas páginas, fazendo com que a gente queira ler mais e mais até o livro acabar. Depois que termina ainda fica a vontade de continuar a leitura.

Até hoje eu nunca ouvi nem li nada dizendo mal de Extraordinário, e realmente não tem como alguém não gostar. O livro emociona até uma rocha, não me fez chorar, mas me fez refletir bastante algumas questões. 

Com respeito a edição, a Editora Intrínseca caprichou, como sempre! O livro tem uma diagramação excelente, foi bem revisado e editado. A capa atual é a mesma da edição americana, mas no Brasil já teve uma outra edição, com a capa branca (imagem ao lado). O livro apresenta alguns desenhos bem legais na divisão das oito partes, e sempre vem acompanhado de frases e citações (imagem abaixo, retirada do Google).

O livro recebe merecidamente
 E só não entrou para minha lista de favoritos porque não é o meu tipo preferido de literatura.

P.S.: Leia a resenha do livro O Capítulo do Julian, que é a "continuação" de Extraordinário, clicando aqui.

10 comentários

  1. Oi Matheus, tudo bem?
    Assim como você, quando terminei cheguei a conclusão que Extraordinário é um livro realmente extraordinário. A naturalidade com que a autora escreve e insere August no mundo é incrível e muito admirável. Adorei a forma de várias visões que ela usa no livro.

    Até mais,
    Juliano.
    www.diariodeumledor.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliano, td sim.
      Que bom que gostou,
      obrigado por estar sempre comentando nossos posts.
      Até mais

      Excluir
  2. OMG, agora minha lista de compras de livros triplicou, rsrsrs.
    Gostei muito das resenhas, tô com medo de continuar lendo e gastar todo o meu
    salario em livros, pq já tô querendo comprar uns 3.
    Beijo grande! Venha conhecer meu cantinho, vc será muito bem vindo!
    www.patricinhabipolar.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel, que bom que estamos te influenciando nas escolhas, haha
      Continue lendo, são indicações muito legais e os livros bons merecem ser lidos,
      Bjo Grande pra você também.

      Excluir
  3. Eu acredito que pelo menos uma vez na vida alguém deveria ler esse livro, ele é simplesmente perfeito e a sua escrita é tão encantadora que conseguimos nos afeiçoar em cada um de seus personagens...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Aline,
      já fiz até minha mãe ler. haha
      Bjs

      Excluir
  4. Concordo com vc quando diz que não tem como não gostar desse livro, e não tem como não gostar do Auggie porque apesar de td o que ele passou ele ainda é uma criança normal que gosta de Star Wars e da sua cachorra. Mas o que mais gostei foi a forma como as outras crianças amadureceram com a convivência com ele...
    O livro é simplesmente Extraordinário!
    ótima resenha...
    bjus
    http://reticenciasliterarias.blogspot.com.br/
    Página Facebook

    ResponderExcluir
  5. Acabei de ler ele ontem e a primeira coisa que me veio a cabeça foi em como algumas crianças podem ser maldosas. As vezes por não entender, ou até mesmo por causa de como são criados. Provavelmente eu seria uma dessas crianças que ficariam um pouco assustadas e agiria um pouco mal, a maioria das crianças não estão prontas para o desconhecido.. E fiquei pensando no que podemos fazer pra mudar isso... Penso que, infelizmente hoje em dia os país não conversam muito com os filhos pra lhes ensinar o certo e errado. E daí conversar com os filhos é um grande passo pra não deixar que sejam maldosos ou que sejam os alvos, e mesmo que sejam os alvos ajudar eles a lidar com isso. Eu adorei o livro e adorei o Auggie! É uma leitura super leve e com boas lições!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima reflexão Maíra.
      Realmente o que falta hoje é o dialogo com o próximo. Em especial com os filhos que aprendem tudo a base de exemplos.
      O livro é ótimo para retratar isso e espero que com o filme a mensagem atinja ainda mais pessoas.
      Abraços

      Excluir

Topo