Resenha: O Iluminado — Stephen King

Título: O Iluminado
Título Original: The Shining
Autor: Stephen King
Editora: Suma de Letras
Páginas: 463
Lançamento: 2012
Onde comprar: Buscapé

Sinopse:


A luta assustadora entre dois mundos.

Um menino e o desejo assassino de poderosas forças malignas.

Uma família refém do mal.

Nesta guerra sem testemunhas, vencerá o mais forte.

Danny Torrance não é um menino comum. É capaz de ouvir pensamentos e transportar-se no tempo. Danny é iluminado. Será uma maldição ou uma bênção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do Hotel Overlook.

Em O Iluminado, quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador no velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeiras. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny livrar-se das convulsões que assustam a família.

Só que o Overlook não é um hotel comum. O tempo esqueceu-se de enterrar velhos ódios e de cicatrizar antigas feridas, e espíritos malignos ainda residem nos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. É uma sentença de morte. E somente os poderes de Danny podem fazer frente à disseminação do mal.

Opinião:



Só de ler a sinopse, já dá uma vontade enorme de ler, não é? Ao menos foi assim comigo.

Uma família, um hotel, o que pode dar errado?

Digo uma coisa: o livro é de arrepiar!

Já li alguns livros de terror, como O Exorcista de William Peter Blatty e A Estrada da Noite e O Pacto do Joe Hill. Porém, nenhum se compara a’O Iluminado do King. Esse livro é intrinsecamente perverso, me deixou com o coração palpitando por diversos momentos enquanto lia, não cheguei a ter medo, mas pode deixar alguns leitores tendo que dormir com as luzes acesas por algumas noites.

A narrativa apresenta um terror que não é baseado só no sobrenatural, mas principalmente no psicológico dos personagens. Da para ver a loucura se apossando de Jack Torrence aos poucos, dá para sentir a tensão crescendo à medida que ela se desenvolve na história... Isso me conquistou, e fez de Stephen King um mestre, ele consegue dar vida e uma personalidade macabra até para uma pedra! rsrs (Reparem nas citações durante a resenha!).
“A mulher na banheira estava morta há muito tempo. Estava inchada e roxa, a barriga cheia de gases emergindo da água fria, com bordas congeladas, como uma ilha de carne. Os olhos dela fixos nos de Danny, vidrados e imensos como bolas de gude. Sorria maliciosa, os lábios roxos arreganhados numa careta. O peito flácido. Os pelos púbicos boiando. As mãos geladas nas bordas da porcelana da banheira como garras de um caranguejo. ” — Pág. 235
Meu desejo de ler um livro do autor Stephen King surgiu muito antes de eu conhecer e ler os livros de seu filho Joe Hill (que, por sinal, gostei muito), mas não tinha nenhum livro dele. Comprei o It A Coisa na Black Friday de 2014, mas como ele é um pouco grande (só 1104 páginas) acabei adiando a leitura... com o tempo, surgiram outras promoções de livros do King e comprei o clássico tão aclamado: O Iluminado (que veio num box junto do livro Doutor Sono, que será o próximo do autor que irei ler). 
“O pensamento veio de lugar nenhum, nu e sem adornos. A necessidade de derrubá-la para fora da cama, nua, desnorteada, acabando de acordar; esmurra-la, agarrar seu pescoço como o caule verde de uma árvore e estrangulá-la, polegares na traqueia, os dedos apertados no topo da espinha, sacudindo sua cabeça e batendo-a contra o chão, uma vez atrás da outra, batendo, batendo, amassando, esmigalhando. Agite e balance, meu bem. Sacuda, chocalhe e balance. Faria com que ela tomasse o remédio. Até a última gota. A última gota amarga. ” — Pág. 288
É o primeiro livro da Editora Objetiva com o Selo Suma de Letras que eu leio. E constatei que eles fazem um excelente trabalho, tanto no sentido gráfico quanto no editorial (revisão, diagramação etc.). O livro ao todo é muito bem feito. A imagem da capa não me agradou, tipo, achei que era uma imagem do filme, mas no filme também é diferente,  não é a porta do 217 que foi acertada! Mas isso é o de menos. Ahh! Em breve sai um post sobre o filme e a minissérie baseadas neste livro. O Iluminado fica no hall dos meus favoritos, bem como o autor, por mais que só li um livro dele e leva
Deixe seu comentário aqui em baixo falando quais livros do Stephen King já leu e o que achou deles. Quais pretende ler etc. Fique à vontade e aproveite a estadia, o Hotel Overlock está de portas abertas para te receber.

12 comentários

  1. Olá, li esse livro e gostei muito, agora é ler Dr. Sleep não é? rsrsrs Gostei muito de sua resenha, parabéns!

    Abraços e boas leituras!

    http://blog-imaginacaodeumaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda!
      Muito Obrigado, sim, já tenho Doutor Sono, será uma das primeiras leituras de 2016.
      Bjs e boas leituras pra vc tbm.

      Excluir
  2. Heey!
    Sou muito fã do Stephen King, mas ainda não li o livro que o colocou entre os destaques da literatura. "O Iluminado" parece ser um livro excelente!
    Adoro terror psicológico, portanto creio que irei amar o livro ♥
    Abraços!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guilherme, esse foi o primeiro e o único livro dele que li até agora, tenho Doutor Sono, Carrie, que irei ler em breve, It A Coisa e Autoestrada, mas já considero muito ele. Quando eu li percebi a maestria dele.
      Abraços

      Excluir
  3. Olá, Matheus! Beleza, cara?

    Eu assisti O iluminado e gostei muito e ainda falta eu ler este livro que está com uma capa incrível!
    Ganhei a sequência Doutor Sono, porém, preciso ler O Iluminado primeiro, certo?

    Gostei de sua resenha. Muito bacana! :)

    Matheus, está rolando sorteio no Irmãos Livreiros, acesse lá para participar:
    Irmãos Livreiros

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel, Blz e vc? haha
      Vale a pena ler logo, aproveite esse mês, sinceramente o filme é bem ruim perto do livro, mudaram muito, na semana q vem postarei sobre as Adaptações, sim, já foram feitas duas, o filme clássico e uma minissérie em 3 capítulos.
      Muito obrigado, abraços.

      Excluir
  4. O Iluminado é muto bom mesmo, mas gostei ainda mais da continuação Doutor Sono, principalmente pelos vilões criativos.

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá Novamente, vim aqui te avisar que te indiquei para uma tag, passa lá no meu blog para ver do que se trata, certo?

    Abraços,

    http://blog-imaginacaodeumaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Amanda,
      vou dar uma olhada sim e em breve responderemos.
      Abraços

      Excluir
  6. Adoro o Iluminado! Mas gostei ainbda mais da continuação, Doutor Sono. A forma como King construiu a trama é fantástica!

    EntreLinhas Fantásticas

    ResponderExcluir

Topo