Música: Crítica do álbum Goddess, de BANKS

Sobre BANKS:

Jillian Rose Banks nasceu no Condado de Orange, na Califórnia . Além de cantar, também toca piano, instrumento que aprendeu sozinha quando tinha 15 anos, e lhe foi dado como presente por um amigo para ajudar numa época difícil em que seus pais passavam por uma separação.  Em um primeiro momento usava o site SoundCloud para divulgar sua música , mas com a ajuda da amiga Lily Collins que usou seus contatos, conseguiu uma gravadora . O primeiro Single oficial "Before I Ever Met You" foi lançado em Fevereiro de 2013. Já em março foi a vez seu primeiro EP "Fall Over" que teve uma boa recepção assim como o segundo EP , lançado em setembro ; chamado "London". O mesmo alcançou 78/100 no Metacritic (site que faz a média de notas dadas pela crítica especializada). O álbum de estreia "GODDESS" foi lançado cerca de um ano depois, em setembro de 2014, e atingiu o top 20 musical de vários países, incluindo o Reino Unido onde é bastante conhecida, além de ter recebido 74/100 no Metacritic. "Beggin for thread" foi a faixa com melhor desempenho, atingindo a 11 colocação nos charts de música alternativa. A cantora se descreve seu estilo como um "R&B sombrio" e semelhante a The Weeknd. Tem como influências Lauryn Hill e Fiona Apple. Banks ficou em terceira colocada na lista da BBC Music "Sound of 2014" (artistas que mereceram destaque em 2014)

Opinião/Comentários: 

Bem é difícil falar de um álbum de maneira imparcial quando se ama ele, mas não há como negar que música de Banks é complexa e envolvente. Descobri Banks durante um "passeio" pelo Youtube naqueles dias que você busca alguma boa música para renovar a playlist e assim ouvi "Brain" . A sonoridade e a voz que consegue delicada e sensual foram o que me atraíram, daí parti para ouvir as demais faixas,  This is What it feels like, Beggin for thread e Waiting game. E por serem igualmente boas, conferi o trabalho por completo seguindo imerso na atmosfera alternativa da cantora que consegue mesclar de maneira harmônica gêneros como R&B e música eletrônica.Também cabe que destacar as letras que somam  profundidade as músicas .O trabalho reflete sua identidade, a busca por liberdade e o modo de entender os sentimentos. De maneira geral temos músicas com mais energia e outras mais delicadas como "Someone New, "Change" e "Under the table" , e "Warm Water" que fica no "meio termo".

Alguns trechos como de "Brain" merecem ser destacados

"Cause everything's a game always try to calculate
Trying to look smart but not too smart to threaten anything they say " (oohh oooh ooh parei)
-
"Porque tudo é um jogo sempre tente calcular
Tentando parecer inteligente,mas não muito inteligente para não ameaçar qualquer coisa que eles digam"

Mesmo em "Fuck em, only we know, que começa com um palavrão por assim dizer, em nenhum momento se pensa no lado ofensivo do termo,  mas sim na mensagem da música:

"Cause this is special, baby fuck 'em, only we know "
-
"Porque isso é especial, querido fodam-se os outros, só nós sabemos"

Sobre o amor:
Trecho de Warm Water :
"I knew the meaning right away, we only yesterday were worlds apart "
-
"Eu soube o significado na hora , apenas ontem nós eramos apenas dois mundos a parte"

A parte visual do álbum pode ser conferida com os clipes das faixas "Fall Over"  , "Warm Water" ,  "Waiting Game" , "This Is What It Feels Like" , "Brain" , "Drowning"  e "Beggin for Thread". (clique nos nomes para assistir)

Abaixo você pode ouvir a versão Deluxe do álbum composta por 18 faixas:


PS.: Tive como referências : Miojo Indie , Papel Pop e a querida ( ou não ) Wikipédia  (em Iinglês, ainda não é fácil encontrar conteúdo sobre a cantora em Português )
Site Oficial: http://www.hernameisbanks.com/

4 comentários

  1. Eu só escutei Brain até hoje e gostei muito. Adorei o jeito que você descreveu o estilo e as músicas. Vou ouvir as outras faixas!!! Parabéns pelo blog, tá melhor a cada dia!!!

    www.karolgoncalves.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Karol! Ela é ótima, merece mais reconhecimento, ouça, vale a pena!

    ResponderExcluir
  3. Oi Jonatan, gostei muito do seu post e da sua opinião, mas acredita que nunca escutei? Vou procurar e ouvir, vamos ver se faz meu estilo também!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Kétrin! Procure sim, espero que goste também. Bjs

      Excluir

Topo