Indicação de Filme: A Brilliant Young Mind (Reino Unido e Irlanda do Norte — 2014)

Filme: A Brilliant Young Mind ou X + Y
Direção: Morgan Matthews
Elenco Principal: Asa Butterfield (Nathan) - Jo Yang (Zhang Mei) - Rafe Spall (Humphreys) - Sally Hawkins (Julie)


Sinopse: Prodígio da matemática, o jovem Nathan luta com as pessoas, mas encontra conforto nos números. Quando Nathan ganha um lugar na Olimpíada de Matemática, ele desenvolve sentimentos estranhos pela bela chinesa Zhang Mei. Em última análise, esta é a viagem de Nathan para descobrir a experiência insondável do primeiro amor.

Nathan é uma criança autista, que, como outras com essa mesma condição, enxergam o mundo de uma maneira bem peculiar. A maneira de Nathan é ver o mundo em padrões e por isso ele tem muita facilidade com a matemática.

Mas justamente por ver a vida em padrões, coisas que fogem a isso são difíceis para Nathan compreender, como por exemplo, um simples toque de mão, as emoções humanas e principalmente o amor.

Ainda na infância, Nathan é confrontado por essa falta de padrões da vida quando se depara com a perda de alguém próximo a ele. Depois disso, sua comunicação e convivência em comunidade se torna ainda mais difícil. Com isso, ele acaba usando a matemática e uma olimpíada como válvula de escape. E essa mesma matemática e sua presente mãe que irão ajudar Nathan a ver os padrões nada convencionais da vida de uma outra maneira.

Alem do foco principal da trama, temos outras historias que rodeiam Nathan e também são muito interessantes. Como a de sua mãe, que sempre esteve ao seu lado, compreendendo as limitações do filho, a espera de um carinho. Seu professor, que poderia ser um gênio da matemática, mas que não conseguiu seguir em frente depois da descoberta de uma doença. E tantas outras.

É um filme simples. Com diálogos bem curtos. Mas que conseguem mostrar muita coisa. Também contem uma trilha sonora que combina muita bem com a trama e o clima dos lugares em que a trama passa, a fotografia e as cores.


Trailer:

Um comentário

Topo