Adaptação: As Aventuras de Pi (The Life of Pi)

Sempre que leio um livro que já tem uma adaptação cinematográfica, procuro logo em seguida vê-la, para comparar.

Muito se falou de As Aventuras de Pi, quando foi lançado em 2012. Tanto que no ano seguinte foi indicado em 11 categorias do Oscar 2013, onde recebeu quatro estatuetas por: melhor diretor (Ang Lee), melhor trilha sonora original, melhor fotografia e melhor efeito visual. Sendo o filme que mais levou a estatueta naquele ano.

Sabendo disso, fiquei ainda mais animado para ver essa adaptação. O que achei? Realmente o filme é muito bom e recebeu dignamente os títulos recebidos no Oscar, porém quem lê o livro antes percebe o quanto foi modificado.

Algumas mudanças foram realmente desnecessárias, como acrescentar um romance entre o personagem principal Pi Patel e Anandi, uma garota dançarina. Retiraram alguns personagens que aparecem no livro, dentre eles, o padeiro muçulmano que apresenta o Islã ao garoto Pi. O tigre Richard Parker foi mostrado bem mais feroz do que realmente é no livro.

Como sempre acontece nas adaptações dos livros para o cinema, muitas cenas foram retiradas e acrescentadas, algumas apenas modificadas. O que, em parte, foi necessário para diminuir o tempo do filme, mas que também não precisavam ser tão alteradas.

Esse filme hollywoodiano, gravado pela 20th Century Fox, apresenta um grande teor de efeitos especiais, o que era de se esperar, já que isso chama muito a atenção do público. Mas alguns dos efeitos foram um tanto exagerados, fantasiando muito a realidade da história.

Em suma, o filme merece ser visto e tem tudo para se tornar um novo clássico assim como o livro do qual foi baseado. Mas aconselho a todos que leiam o livro antes de ver o filme, assim poderão tirar suas próprias conclusões.

8 comentários

  1. É, acho que agora é base os filmes serem bem distintos dos livros. E apesar das mudanças, achei um filme bom também, e o tigre ser mais feroz faz sentido, já que é um animal selvagem. Adorei a resenha! :)

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Meu inverno em Zerolândia", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, muito obrigado por comentar e pelo elogio. kkk
      Irei ler sua resenha,
      bjs

      Excluir
  2. Oi Matheus, tudo bem?
    Eu confesso que não li o livro, e sequer imaginava ter um. Só assisti o filme bem na época do seu lançamento, e apesar de o filme ser tecnicamente bom, eu não gostei muito. Nutriu todas as minhas expectativas, mas não sei por quê não me atraiu tanto. Acho que se o veria de novo hoje em dia, iria gostar mais, ou talvez menos. Não sei.
    Gostei da sua opinião, às vezes quando tem muito efeito em uma coisa só, fica meio estranho de duvidoso de se ver. Mas o filme é bom sim, pena que não me atraiu do jeito que eu queria.

    Abraços,

    Juliano,
    www.diariodeumledor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Td sim Juliano. Boas observações, mas recomendo que leia o livro, é bem melhor. Obrigado. Abraços...

      Excluir
  3. Oie Fellipe!
    Eu vi esse filme quando ele foi lançado no cinema e sai completamente maravilhado da sala, ao contrario de você eu geralmente vejo o filme antes de ler, porque assim não fico na expectativa ahhhhh tem que ter tal cena, ou oxente isso não acontece no livro hahahaha, mas ainda pretendo ler o livro que gerou a adaptação, só não sei quando!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alisson,
      O livro é bem melhor. Haha
      Leia logo ele, sempre está em promoção, no meu paguei cerca de R$4,00.
      Abraços

      Excluir
  4. Infelizmente eu assisti o filme primeiro, não sabia sobre o livro, vou comprar. confira nosso novo blog: http://the-one-blog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Archer, td bem?
      Compre e leia o livro sim, você não vai se arrepender.
      Vou conferir,
      Abraços

      Excluir

Topo