Adaptação: Morte Súbita (The Casual Vacancy)


A adaptação do livro Morte Súbita da autora J. K. Rowling (autora dos livros de Harry Potter) foi produzida no formato minissérie, em três capítulos, e foi ao ar, pela BBC, nos dias 15 e 22 de Fevereiro e 1º de Março.

Como puderam ver na minha resenha, a leitura do livro foi decepcionante. Já com a minissérie britânica foi o contrário, ela conseguiu me entreter, ser algo gostoso de se ver. O livro é cansativo, não desenvolve, e as cerca de 3 horas de gravação foram suficientes para passar tudo o que acontece de relevante no livro, mostrar toda a emoção necessária, e não nos deixa nem um pouco entediados.

A BBC fez uma excelente adaptação do livro Morte Súbita (ou The Casual Vacancy, título em inglês). O diretor Jonny Campbell fez um bom trabalho apesar de ter mudado muitos fatos com relação ao livro, deixando de lado alguns personagens, modificando cenas e acontecimentos (que não posso mencionar pois seriam spoilers). Em suma, ele conseguiu trazer tudo o que havia de bom no livro. O cenário e a fotografia da série ficaram incríveis, a trilha sonora foi um tanto bem feita, pois conseguiu fazer conexão com as cenas, complementando cada parte perfeitamente.

Recomendo muito assistirem a série de três capítulos, já o livro, fica a critério de cada um ler ou não.

10 comentários

  1. Não tenho lá muito interesse nessa obra, mas existem muitos livros que se dão super bem mesmo adaptados pra série. O que é cansativo e arrastado acaba pegando um caminho bem mais ágil. Espero que a série pelo menos te conquiste!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Cidades de Papel", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol,
      A série foi boa, mas o livro foi uma leitura maçante!
      Abraços

      Excluir
  2. Oi, Matheus! Tudo bem? Nossa, cara... vou ter que te confessar uma coisa: Não concordei em nada com você! rs Eu achei a leitura de Morte Súbita excelente. Realmente amei o livro! Já a minissérie, devo dizer que me decepcionei um pouco com ela! Tipo, gostei! Mas a impressão que ficou (pelo menos para mim) é de que a série poderia ser MUITO MELHOR! Fiquei extremamente decepcionado com algumas mudanças realizadas na adaptação do livro... Como assim excluíram todo o plot da Sukhvinder? Ela era uma das melhores personagens do livro! Mas enfim, gostei do post! É difícil ver alguém falando de The Casual Vacancy!

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tony Lucas, td bem sim.
      Fico feliz em saber que algumas pessoas discordam das minhas opiniões, é bom saber o lado de todos.
      Realmente poderiam ter feito mais episódios, ter explorado mais a história e os personagens, e não deveriam ter mudado alguns fatos. O que me fez gostar mais da série do que do livro foi o fato do tempo dos acontecimentos, pois enquanto a série se desenvolve o livro é muito parado, demora muito para as coisas acontecerem.
      Obrigado,
      Abraço

      Excluir
  3. Eu tenho esse livro aqui em casa, porém não li ainda. Irei me arriscar e tentar a leitura primeiro e quero comparar quando assistir a minisérie haha.
    Abraços :
    www.chamandoumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Leia e compare, irei gostar de ler suas opiniões, que poderão ser parecidas ou muito opostas. kkk
      Abraços

      Excluir
  4. Oi Matheus, eu não fazia ideia que o livro foi adaptado para uma minissérie. Fiquei bem curiosa para assistir, mas primeiro preciso ler o livro :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
  5. Estava pensando justamente isso quando fiquei sabendo que ia ser adaptado. A história do livro é muito cansativa e achei que a adaptação fosse ser melhor. Quem bom que foi. Vou ver se consigo assistir.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sil,
      Se puder, assista sim e volte pra dizer o que achou.
      Bjs ;-)

      Excluir

Topo