Resenha: O Desfile da Extinção e Outras Histórias de Zumbis — Max Brooks

Título: O Desfile da Extinção e Outras Histórias de Zumbis
Título Original: Closure, Limited and Other Zombie Tales
Autor: Max Brooks
Editora: Rocco
Páginas: 127
Lançamento: 2012
Onde comprar: Buscapé 
"Quando se espera que o tema esteja praticamente esgotado, Brooks prova que sua imaginação não tem limites. Tampouco sua ironia e humor ácido, presentes em comentários políticos e referências históricas que elevam a literatura zumbi a um novo patamar. São quatro histórias surpreendentes que traçam um panorama do pós-apocalipse zumbi, por quem mais entende do assunto."
Minha primeira experiência com a narrativa de Max Brooks (que também escreveu "O guia de sobrevivência a zumbis), "o Desfile da Extinção e outras histórias de zumbi" mostrou como ser capaz de prender o leitor mesmo em pequenos contos. Com 4 histórias, sendo duas relacionadas ao primeiro livro "Guerra Mundial Z" (que agora quero mais ainda ler) o escritor mostra por que é considerado autoridade quando o assunto são os nossos velhos conhecidos mortos-vivos. O primeiro conto "Conclusão Ltda, Uma história da Guerra Mundial Z" trata do desejo dos sobreviventes (após a vitória contra os mortos) de se agarrar a lembranças de entes querido perdidos ou da vida antes de tudo acontecer,tendo uma empresa para assegurar que o cliente reviva de maneira detalhada a experiência que desejar, seja o que for.
 "Gastamos não só todo o tempo e dinheiro, mas a sanidade mental de nossos trabalhadores. Por que revivemos constantemente algo que o mundo todo tenta esquecer? Porque funciona. Porque ajudamos as pessoas, damos-lhes exatamente o que diz o nome da empresa" .
Na sequência vem "Steve e Fred" que narra o drama de um sobrevivente trancado no banheiro de um hotel que se vê no limite : debilitado e a beira da loucura,tem como companheiro um livro de ação que ironicamente é sobre um herói enfrentando um apocalipse zumbi .Em poucas páginas o relato consegue passar toda aflição que Fred sente,e dar uma dimensão da situação desesperadora a espera de um resgate que talvez não vá acontecer.
"O hotel deveria estar inteiramente infestado, cada andar, cada quarto. Na primeira semana ouviu um arrastar de pés pelo teto. Na primeira noite, ouviu os gritos."
O desfile da extinção é o mais complexo a medida que traz outra raça de criaturas que também conhecemos muito bem: Vampiros. Como eles enfrentam a questão dos "sub-mortos"? Primeiro eles muito se divertiram com o avanço dos zumbis frente a humanidade, mas depois começam a perceber que o fim dos humanos seria o fim de seu alimento e consequentemente sua extinção. Assim eles tomam a frente do combate, tendo a vantagem de serem praticamente "invisíveis" aos moribundos. Mas isso não garante que tiveram sucesso, para cada horda eliminada outras tomam o  lugar. Será que eles dão conta de controlar o avanço contra um dos últimos ponto de refúgio dos sobreviventes? Deveriam se revelar e tentar uma união com os os poucos sobreviventes que restam?
"Você SABE a diferença entre a espécie deles e a nossa! Nós caçamos humanos! Eles consomem humanidade! Nós somos predadores! Eles são uma praga!"
 [...]
"Uma doença não tem o conceito de limites nem a noção de amanhã! Não consegue aprender s consequências futuras de seus atos e os submortos também não sabem! Nós sabemos! Mas não estamos fazendo isso! Estivemos COMEMORANDO! Nos últimos anos, estivemos alegremente dançando em um desfile para nossa própria extinção!"
Na ultima narrativa " A Grande Muralha: Uma história da Guerra Zumbi" que o autor além de fugir do estilo de um conto, tratando como a transcrição de um relato se coloca na história (deixa claro ser parte de Guerra Mundial Z, tendo sido excluída deste por “incompetência burocrática dos arquivistas da ONU”) e temos assim uma sobrevivente chinesa, Liu Huafeng que conta como seu povo buscava forças diariamente para reerguer a famosa Muralha da China, com o objetivo de conter a ameaça dos mortos, mas que causou igualmente muitas mortes, já que o esperado era ganhar tempo para reorganização e uma possível ofensiva militar.
"Deu-nos o espaço para respirar que precisávamos para finalmente consolidar nossa população e construir uma economia de guerra."
Quanto a edição, mesmo sendo um livro pequeno, no formato um pouco maior que o Pocket tradicional, a Rocco teve bastante cuidado, o livro tem orelhas e também ilustrações entre um conto e outro, além da capa com o desenho em preto e a fonte em um vermelho vivo que lembra sangue. O livro leva
Detalhes do livro:
Então é isso pessoal, é um livro relativamente pequeno, li no ônibus um parte e daria para ter terminado na volta, mas como tinha pouca luz preferi terminar em casa, dá pra ler rapidamente. Quis passar as impressões para vocês por que valeu bastante a pena! Enfim , gostam desse tema? Já leram? Fiquem a vontade para comentar!

4 comentários

  1. Nunca li nenhum livro com esse tema, mas só de ler sua resenha me interessei. Talvez eu dê uma chance^^
    Bjs
    http://wwwleituraromantica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna! O Max desenvolve a narrativa de uma forma muito boa, vale a pena sim, eu sempre achei que Zumbis era um tema muito "batido", mas ele conseguiu me fazer mudar de opinião!. Beijos

      Excluir
  2. Oi Jonatan, tudo bem?
    Acho a capa desse livro super bonita, mas não muito atraente.
    WOW, me interessei por esse conto com Vampiros e Zumbis em uma mesma história, no mercado literário não nada assim e sempre tive uma certa curiosidade nessa mistura de mundo de criaturas.
    Mais um livro acrescentado à lista!


    Um abraço, e até mais Jonatan!

    Juliano,
    www.diariodeumledor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Juliano! Sim, eu gostei da capa, pra um edição nesse formato menor foram bem cuidadosos. Não vai se arrepender de coloca-lo na lista! Abraços"

    ResponderExcluir

Topo