Resenha: As Aventuras de Pi — Yann Martel

Título Original: Life of  Pi
Autor: Yann Martel
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 376
Lançamento: 2012
Onde comprar: Buscapé

Sinopse:
A VIDA É CAPAZ de pregar cada peça...! Tomemos o exemplo de Piscine Molitor Patel, também conhecido como Pi (sim, isso mesmo, igual a 3,14). Um menino indiano de dezesseis anos, filho do dono de um zoológico, vegetariano e... bom... hindu, cristão e muçulmano. Muito bem; pois esse jovenzinho absolutamente normal será lançado numa das maiores aventuras já idealizadas pelo homem moderno, uma luta pela sobrevivência em meio à natureza selvagem e imprevisível do Pacífico. É uma história e tanto, não é?

Um dos romances mais importantes do século, As Aventuras de Pi é uma narrativa singular de Yann Martel que se tornou um grande best-seller. O livro narra a trajetória do jovem Pi Patel, um garoto cuja vida é revirada quando seu pai decide embarcar em um navio rumo ao Canadá. Durante a viagem, um trágico naufrágio deixa o menino à deriva em um bote com uma tripulação de sobreviventes composta de um tigre-de-bengala, um orangotango, uma zebra e uma hiena. A luta de Pi pela sobrevivência ao lado de animais perigosos e sobre um imenso oceano é de uma força poucas vezes vista na literatura mundial.
“É difícil acreditar no amor. Perguntem a qualquer apaixonado. É difícil acreditar na vida. Perguntem a qualquer cientista. É difícil acreditar em Deus. Perguntem a qualquer crente. Qual o seu problema com as coisas difíceis de acreditar?” — Pág. 350
Opinião:

Como foi emocionante e divertido conhecer o jovem Pi e suas aventuras. O livro é o relado do próprio Pi Patel ao autor Yann Martel, que transformou sua história em algo surpreendente, um livro que narra filosoficamente as aventuras e as angústias de um garoto comum e ao mesmo tempo singular.

Quem poderia sobreviver a uma viagem através do oceano Pacífico, dentro de um bote de cerca de 8 metros de comprimento, acompanhado de animais “...selvagens, ferozes e letais...”? Só mesmo alguém especial. 
“As coisas não correram como se esperava, mas o que se pode fazer? Temos que encarar a vida do jeito que ela se apresenta e tentar tirar o melhor proveito dela.” — Pág. 117
A narrativa feita em primeira pessoa, nos transporta para dentro da história. Embarcamos junto com Pi e os animais e vivemos todos os seus sentimentos. O livro é simples (no bom sentido da palavra) e intenso, é algo que não consigo descrever. Trata de magnitudes físicas e espirituais únicas. Certamente esse livro ficará para sempre na minha memória. 
“[...] A vida é tão linda que a morte se apaixonou por ela, e é um amor ciumento, possessivo, que tenta controlar o que pode. Mas a vida escapa a esse controle com a maior facilidade, perdendo apenas uma coisinha ou outra sem grande importância e, para ela, a tristeza nada mais é que a sombra passageira de uma nuvem. [...]” — Pág. 18
A Editora Nova Fronteira fez um ótimo trabalho editorial, não constatei nenhum erro gramatical, só dois casos de traços no meio da palavra, que acredito eu, foram ocasionados na hora de estruturar os capítulos ou fontes (a palavra que seria separada no final da linha foi para a linha de baixo inteira). A capa é muito bonita, apesar de eu odiar capas baseadas em cartazes de filmes, nesse caso foi exceção, as cores utilizadas e as imagens foram colocadas perfeitamente. O tamanho e os tipos de fontes utilizados no corpo do texto foram muito bem escolhidos, e não cansam a vista nem um pouco. Devorei em quatro dias, mas o livro poderia ser lido facilmente em dois ou três. Por tudo isso, dou

14 comentários

  1. Eu vi apenas o filme. Gostei muito mas fiquei com pena dos animais asuahsuha Adorei a história. Tenho interesse no livro também.

    http://rotaseis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz Guilherme?
      Como já disse, recomendo muito esse livro.
      Vlw

      Excluir
  2. Olá,
    Eu já li Max e os Felinos, que estava envolvido em toda aquela confusão de plágio, mas não li esse e confesso nem ter vontade, achei a atitude dessa autor desprezível.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Inês,
      Não conhecia esse livro Max e os Felinos. Vlw por comentar.
      Bjs

      Excluir
  3. ótima resenha, não cheguei a ler o livro, mas achei o filme muito chato rsrsr
    Sucesso ao blog!!!
    http://sobreserieselivross.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Lucas!
      Recomendo o livro, é melhor que o filme, mais realista.

      Excluir
  4. Antes eu tinha muito interesse em ler esse livro, mas não sei porque acabei perdendo. Agora ele voltou *-*

    Você falou tão bem da obra que me deixou mega curioso! Parabéns, Matheus! A resenha ficou muito boa :3

    Abs!

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Jhonatan, fico feliz que minha resenha te deixou curioso em ler o livro.
      Abraços!

      Excluir
  5. Olá
    Gostei do teu blog estou seguindo ele, tomei conhecimento a partir do blog sabores e dissabores.
    Meu blog é literário também se quiseres seguir ou ver :
    http://atmosferadoslivros.blogspot.pt/
    Boas leituras e beijocas;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leitora, bom saber que gostou do blog e está nos seguindo. Seguirei sim.
      Boas leituras
      bjs

      Excluir
  6. Vi o filme e gostei. Já é ao menos uma razão para ler o livro. Gostei dessa resenha. Dando uma conferida por aqui em seu blogue. Abraços.
    Kleiton
    http://kleitongoncalves.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kleiton,
      Vlw pelo comentário e continue visitando e comentando nossos posts.
      Abraços.

      Excluir
  7. Eu comecei a ler As Aventuras de Pi hoje e estou gostando. Particularmente acho que vou gostar da historia mesmo não sendo muito fã de livros que queiram mostrar a fé em algo. A leitura está sendo fácil e fluindo, espero gostar mesmo dele.

    Meu Blog: www.umcontainer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Um Container,
      Espero que goste e volte aqui para nos dizer o que achou. É um ótimo livro. Boa Leitura!
      Abraços

      Excluir

Topo