Adaptação: Garota Exemplar (EUA — 2014)

Clique para conferir
Filme: Garota Exemplar
Título Internacional: Gone Girl
Diretor:
Elenco principal: Rosamund Pike (Amy) - Ben Affleck (Nick)

Sinopse:
Amy Dunne desaparece no dia do seu aniversário de casamento, deixando o marido Nick em apuros. Ele começa a agir descontroladamente, abusando das mentiras, e se torna o suspeito número um da polícia. Com o apoio da sua irmã gêmea, Margo (Carrie Coon), Nick tenta provar a sua inocência e, ao mesmo tempo, procura descobrir o que aconteceu com Amy.

O que dizer de Garota Exemplar? O filme é, sem sombra de dúvidas, um dos melhores lançamentos do ano de 2014, no gênero suspense. É claro que o crédito da história é dado inteiramente a autora do livro homônimo, Gillian Flynn, que foi genial na criação dos personagens, acontecimentos e reviravoltas. 

Terminei de ler o livro no último domingo, dia 18/04, no mesmo dia assisti ao filme e, portanto, minha memória estava fresca com respeito aos acontecimentos, pelo menos aos ocorridos nas últimas páginas do livro. E posso dizer, os pecados na adaptação foram poucos, comparando com o que ocorre com a maioria das adaptações cinematográficas.

A Twentieth Century Fox caprichou nessa superprodução, que foi dirigida por nada mais nada menos que David Fincher (também diretor de A Rede Social, Clube da Luta e Millennium - Os Homens Que Não Amavam as Mulheres). O roteiro ficou a cargo da autora do livro, Gillian Flynn, que soube perfeitamente adaptá-lo para as telas.

Nesse filme, poucas cenas foram modificadas, em algumas apenas alguns detalhes foram mudados. Algumas cenas narradas no livro foram excluídas, mas isso não atrapalhou o desfecho da história, e todo o "essencial superficial" do livro foi retratado. Os atores escolhidos atuaram com maestria, os personagens Nick e Amy, respectivamente, Ben Affleck e Rosamund Pike (indicada ao Oscar de Melhor Atriz em 2014), encaixaram muito bem nos papeis, é claro que não foram como eu realmente imaginei, mas foram bem parecidos. Um detalhe, não tão importante, mas que não vi no filme e que aparece no cenário do livro, é um cuco na sala do casal, eu fiquei procurando ele no filme inteiro. kkk

Obviamente, o livro é muito melhor, pois retrata o âmago dos personagens, cenas, acontecimentos etc., mas o filme não deixa a desejar, se você não pretende ler o livro, o que não recomendo que o faça, veja o filme, não irá se arrepender nem um pouco.

A resenha do livro já está no blog, confira aqui.

12 comentários

  1. Pois é... como disse na sua resenha do livro, eu vi o filme antes e fiquei apaixonada, pois a trama é muito bem elaborada! ADOREI! Em breve, vou correr para ler a obra também!
    Parabéns pelo post! :D

    ResponderExcluir
  2. Oi.
    Assisti esse filme e adorei. Pensei que seria indicado ao Oscar como melhor filme.
    Achei bem interessante o enredo do filme.
    A autora do livro soube trabalhar bem todos os pontos, especialmente a reação da imprensa.
    Foi um dos melhores que vi ultimamente.
    Abraços.
    Diego,
    http://diegomorais18.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diego,
      Se não leu o livro ainda, corra pra ler. É muito bom. ;-)
      Abraços

      Excluir
  3. Eu estou doida para assistir esse filme! Disseram que a atuação do Ben Affleck está ótima e a história é muito boa!
    Espero assistir em breve!

    Zona de Conspiração | Facebook da Zona

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliara,
      Eu gostei mais da atuação da Rosamund Pike (AMY), mas o Ben Affleck não fica muito atrás.
      Bjs

      Excluir
  4. Eu nao li o livro e nem vi o filme, mas minha mãe e irmã assistiram e gostaram bastante, gosto muito dessa capa do filme, se fosse comprar queria essa como capa do livro também!

    Daily of Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda,
      Você é a primeira pessoa que gostou da capa com o cartaz do filme. kkk
      Bjs

      Excluir
  5. Olá! Eu quero muito conferir essa adaptação, mas quero ler o livro primeiro. Só vejo comentários positivos sobre a Gillian Flynn e estou ansiosa para ter o meu primeiro contato com o trabalho dela. Espero adquirir Garota Exemplar logo, realizar a leitura e assistir ao filme. A história parece ser ótima. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Gostei Mateus. Achei realmente um suspense bem elaborado.tinha tudo pra dar certo.o que me incomodou horrores foi o final...deixou a desejar. Uma trama bem "num desconfio de nada" acabou meio do nada.Mas por outro lado vc tem razão quando escreveu o lance de se unir ao inimigo! Ainda bem que não comprei o livro nem gastei com ingresso. Kķkk. .bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marise, dê uma chance ao livro! É um dos meus favoritos. Se você gosta de thrillers psicológicos, vale super a pena ler. Gillian Flynn escreve muito bem. E é excelente poder mergulhar na mente insana da Amy. E o filme eu também adorei, então sou suspeito.
      Bjs

      Excluir

Topo