Resenha: Garota Exemplar — Gillian Flynn

 Clique para conferir
Título: Garota Exemplar
Título Original: Gone Girl
Autor: Gillian Flynn
Editora:
Intrínseca
Páginas:
448
Lançamento:
2014
Onde comprar:
Buscapé

Sinopse:

Na manhã do quinto aniversário de casamento, Amy desaparece da nova casa, às margens do Rio Mississippi. Tudo indica se tratar de um sequestro e Nick imediatamente chama a polícia, mas logo as suspeitas recaem sobre ele. Exibindo uma estranha calma e contando uma história bem diferente da relatada por Amy em seu diário, ele parece cada dia mais culpado, embora continue a alegar inocência. À medida que as revelações sobre o caso se desenrolam, porém, fica claro que a verdade não é o forte do casal.

Opinião:

Garota “Exemplar” é um livro fodástico, e desde as primeiras páginas já sabia que entraria para minha lista de favoritos. 
“[...] Como uma criança, eu me imagino abrindo seu crânio, desenrolando seu cérebro e vasculhando-o, tentando capturar e entender seus pensamentos. No que você está pensando, Amy? A pergunta que eu fiz com maior frequência durante nosso casamento, embora não em voz alta, não à pessoa que poderia responder. [...]” — Pág. 11
A história narrada no livro é uma coisa surreal de se pensar, apesar da consistência e da realidade dos fatos, fico imaginando como a autora teve tantas ideias para escrever algo assim. A linguagem de Flynn também é algo a se destacar, ela escreve excelentemente bem, usando algumas metáforas e comparações interessantes em todo o desenrolar do texto, sempre deixando um suspense no ar, não entregando nada de bandeja e nos surpreendendo cada vez mais. O texto flui como as águas do Rio Mississippi que margeia a casa dos Dunne, e da vontade ler mais e mais a cada capítulo terminado.

A autora conseguiu construir os personagens com excelência, principalmente o casal — Amy e Nick Dunne — que narra a história. É difícil saber quem é o vilão, pois a cada capítulo uma nova pista é posta em xeque, e muitas delas são colocadas para iludir o leitor, é um verdadeiro quebra-cabeças intrincado que nos espanta a cada peça encontrada e cena criada. Todo o livro é construído para culminar num final fora de série, onde conhecemos a verdadeira face dos personagens, ou pelo menos o que a autora quis nos mostrar, vemos o que uma pessoa é capaz de fazer para ter o que quer, ou melhor, para conseguir suprir suas “necessidades”. O livro possui um humor negro que só os bons suspenses possuem. Tudo isso, e mais um pouco, fez com que o livro se tornasse um thriller de auto padrão, vendendo mais de 6 milhões de cópias em todo o mundo até o momento.
“A polícia não iria encontrar Amy a não ser que alguém quisesse que ela fosse encontrada. [...] Se ela estava viva, alguém precisaria devolvê-la. Se estava morta, a natureza teria de entregá-la. Era uma verdade palpável, como um gosto azedo na ponta da língua. [...]” — Pág. 118
Vamos falar da edição: primeira coisa, a capa, que decepção! Acho que já disse que odeio capas baseadas em cartazes ou cenas de filmes, há exceções é claro, mas não é o caso da capa do livro Garota Exemplar, eu não gostei nem um pouco, talvez até gostasse se não tivesse a foto do ator Ben Affleck na frente, se fosse só a paisagem do lago seria até bonitinha, uma capa misteriosa e tal, mas não é e, portanto, é horrível! A capa da edição anterior, na imagem abaixo, é muito bonita e pretendo, um dia, substituir a minha edição por ela. Já o miolo do livro é muito bom, a fonte e a diagramação utilizadas são boas para a leitura e não cansam. A Intrínseca como sempre faz um trabalho ótimo, apesar de pecar na capa as vezes, como nesse caso. Kkk 


Por mais que só li esse livro da Gillian Flynn até o momento, já a considero uma das minhas autoras preferidas e certamente lerei todos os seus livros. Como já devem ter percebido pelas minhas palavras, esse livro leva
“Em minha imaginação, eu a acertava com um martelo até ela ficar como um brinquedo quebrado, repetindo in. In. In até travar e parar. E então isso não era suficiente, e eu reestabelecia sua perfeição e começava a matá-la: colocava meus dedos ao redor do seu pescoço — ela sempre ansiara por intimidade — e então apertava, apertava, sua pulsação...” — Pág. 419
Caso não saibam, recentemente, a Editora Intrínseca lançou mais um livro da autora, chamado Objetos Cortantes. Também há outro livro da autora lançado em português, que é vendido no Brasil pela editora Bertrand, chamado Lugares Escuros, que está em processo de adaptação para o cinema e que será relançado com nova capa e sob o selo da Intrínseca. Quero muito os dois, e assim que for possível irei adquiri-los.

Se já leu ou não, deixe seu comentário aqui em baixo, adorarei saber sua opinião.

17 comentários

  1. Adorei a resenha!
    Esse livro me chama bastante atenção, tanto por ser um Thriller quanto por fazer um montão de gente começar a ler o gênero. A premissa é ótima e eu estou louca para ler, antes que caia na tentação e assista o filme primeiro, rrsrs.

    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não assista o filme antes do livro!!! kkk
      Muito Obrigado Gabrielly,
      bjs

      Excluir
  2. Olha, tb não gosto dessas capas com atores em razão de alguma eventual adaptação para o cinema. Falta de originalidade e aproximação forçada de mídias. Isso era até razoável na época da Best Sellers. Mas, hoje em dia, com tanto recurso gráfico disponível? Mau gosto.
    A Intrínseca está mesmo caindo no gosto popular.
    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kleiton,
      quase maioria das pessoas que conheço não gostam de livros com capas de filmes, não sei porque não levam em conta a opinião dos consumidores, e param de "inventar" essas capas.
      Abraços

      Excluir
  3. Matheus, esse livro é sensacional! Brinca com a nossa mente durante todo o tempo! É um iô-iô de informações que avança e retrocede em diversas direções. A autora foi muito feliz em casar as milhares de pistas - e emoções conturbadas - numa narrativa bem costurada. Fiquei fã dela. Ainda não conheço outras obras, mas pretendo corrigir isso em breve. :) Muito bom o post!

    Beijos, Emily - http://megsarmybookclub.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw Emily,
      Concordo com tudo o que disse. Flynn é muito foda!
      Bjs

      Excluir
  4. Oie! Eu assisti ao filme, e nossa que filme! Espero ler o livro em breve, e torço para que ele seja tão bom quanto o filme!
    Bjs, se puder comentar nesse post ajudaria muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2015/04/dragon-ball-xenoverse.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naylane, o livro com toda certeza é melhor. Ainda essa semana eu vou postar comentários sobre o filme.
      bjs

      Excluir
  5. Caramba, fiquei com muita vontade de ler! Parabéns pelo post!
    http://julietices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie, meninos!! Amei a resenha de vocês!

    Eu, infelizmente, vi o filme antes de ler o livro, mas pretendo entrar nessa leitura o mais rápido possível! Amei o filme e toda a trama encadeada, mas, com certeza, o livro vai me surpreender mais!

    Também não gosto das capas inspiradas nos filmes... gosto das originais, pois elas têm "a aura" da história!

    Beijos da Alê! ( http://thebestwordsbr.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Muito Obrigado, vai se surpreender principalmente com a escrita da autora e algumas cenas.
      bjs

      Excluir
  7. Parabéns pelo belo texto amigo! Como estou com muitas coisas para ler ultimamente, vou baixar o filme e em breve compro também o livro pq fiquei super desejoso após a sua crítica.

    Saudações literárias!
    Blog | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Felipe,
      fico contente em te fazer ficar "desejoso". haha
      Saudações

      Excluir
  8. Até agora eu li da autora Objetos Cortantes e o achei excelente. Adquiri recentemente o lançamento Lugares Escuros e pretendo ler logo. Este Garota Exemplar toda resenha que leio falam super bem. Mais um livro para minha lista de compras !!

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maurilei,
      Garota Exemplar até o momento, é eleito pelos leitores como a melhor dela,
      Ainda não tenho e não li os outros, mas em breve lerei e farei resenha.
      Abraços

      Excluir
    2. Depois de Objetos Cortantes e Lugares escuros, que ambos achei excelentes, este Garota Exemplar superou minhas expectativas. Simplesmente fantástico. Ao meu ver Gillian Flynn já se encontra entre os melhores escritores da atualidade, com sua maneira de escrever que prende o leitor durante todo livro.

      Excluir

Topo