Adaptação: Misery (EUA — 1990)

Filme: Misery (no Brasil "Louca Obsessão") 
Diretor: Rob Reiner
Gênero: Terror/Suspense
Elenco: Principal:  James Caan (Paul Sheldon), Kathy Bates (Annie Wilkes) , Lauren Bacall ( Marcia Sindell)
Lançamento: 1990

Bom, primeiramente eu não sabia que Misery tinha adaptação para o cinema, (até imaginei mas não tinha certeza), então conversando com um amigo sobre o livro e pensando em como Kathy Bates seria perfeita como Annie Wilkes ele me confirmou. Nem havia como eu ter certeza, afinal o filme é de 1990, (eu aqui de 95 comentando sobre) e já não se vê muitos comentários a respeito. O filme foi dirigido por Rob Reiner que já havia dirigido "Conta comigo" baseado em um conto de King e contou com a brilhante atuação de Kathy e de igual importância a de James Caan no papel de Paul Sheldon. (foto abaixo)













Não sei se eu criei muitas expectativas e acabei me decepcionando um bom tanto, mas é certo que vários elementos se perderam no processo de adaptação da história do livro para os cinemas. Dito isso creio que se o filme peca em algum ponto seria esse a fidelidade em relação a obra, o simpático casal de detetives é criado... Paul até tem o jantar em que tentaria colocar o conteúdo das pílulas de Novril na taça de Annie (ideia que ele refuta no livro) ... e por aí vai. No conjunto o filme não conseguiu me prender totalmente, vários aspectos poderiam ter sido melhor explorados,mas nem por isso deixo de recomendá-lo,afinal cumpre a tarefa ao passar a ideia principal sem efeitos especiais e a atuação magnífica dos personagens principais, Caan discreto e realista o suficiente e uma das grandes consagrações da carreira de Kathy Bates. Por ele ganhou em 1991 o Globo de Ouro na categoria Melhor Atriz em Filme — Drama e o Oscar (sendo a primeira atriz a ganhar por uma performance em um filme de Terror/Suspense).










Para quem ainda não leu o livro e gosta dos filmes de terror/suspense mais clássicos é uma boa indicação. As caras de Kathy me lembraram em muito as de Jack Nicholson como Jack Torrance em "O Iluminado" (The Shining). Além disso ambos encontram-se na lista dos 100 Maiores heróis e vilões da história do cinema escolhidos em 2003 pela AFI (American Film Institute) que pode ser conferida no site da Wikipédia.

Curiosidades: 
- Jack Nicholson foi convidado a interpretar Paul Sheldon, mas não aceitou.
Anjelica Huston e Bette Midler foram outros nomes sondados para o papel que acabou ficando com Kathy Bates. 
- Uma fita de vídeo de Harry e Sally - Feitos Um para o Outro (1989), também dirigido por Rob Reiner, pode ser vista nas prateleiras da loja de uma das cenas.
- Rob Reiner faz uma pequena aparição como piloto do helicóptero.

Confira o Trailer abaixo:



Para uma outra segunda opinião recomendo a leitura da crítica do site Boca do Inferno.
Fonte das curiosidades: Adoro Cinema

8 comentários

  1. Quero muito ver esse filme, mas quero muito ler o livro também, sempre fico adiando assistir por isso. Mas acho q não vou aguentar kkkk...

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não aguentar veja, aí depois você faz o comparativo com o livro. Espero que goste de ambos! Beijos

      Excluir
  2. Muito bom o filme, tive que assistir para um trabalho no curso de inglês, e tipo, tinha momentos que me dava aflição de ver o Paul sofrendo, quero muito ler o livro!

    blogh-books.blospot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tarefa boa essa *-* haha Nesse sentido o filme funciona bem Jorge, mas a narrativa do King dá uma dose ainda maior de agonia. Leia assim que puder!

      Excluir
  3. No livro o suspense reina. Sequer temos tempo p/ rir (como acontece com o casal do xerife, no filme). É o tempo inteiro tensão, acho que por isso o livro é melhor do que o filme, ele é mais intenso. Sem falar que no livro tem uma relação entre Paul e a Máquina de Escrever que não tem no filme, e eu sentir muita falta disso.
    Mas a Kathy... Perfeita no papel, simplesmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcus! Isso mesmo! Concordo plenamente com você, no filme se perde muito do que Paul pensa sobre tudo que está passando e do sentimento crescente de fugir. Incluir o casal pode ter sido com a proposta de dar um tom mais leve ao filme o que ao meu ver não era preciso.
      Obrigado por comentar e abraço!

      Excluir
  4. Eu vi primeiro o filme e a Kate Bates está esplêndida. Ela também fez outra personagem de King em Dolores Clairbone.

    http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Elá é ótima né Ronaldo? Esse outro filme ainda nao vi, quando puder vou conferir!

    ResponderExcluir

Topo