Resenha: Minha Breve História — Stephen Hawking

Clique para conferir
Título Original: My Brief History
Autor: Stephen Hawking
Editora:
Intrínseca
Páginas:
144
Lançamento: 2013
Onde comprar: Buscapé

Sinopse: 

Minha breve história mostra o universo que existe por trás do gênio e é o primeiro relato escrito inteiramente por Stephen Hawking desde Uma breve história do tempo. Com fotos pessoais, raramente publicadas, o físico apresenta um lado seu que poucos conhecem, um Hawking curioso e dedicado aos estudos, o brincalhão que já apostou com colegas sobre a existência de um buraco negro, o jovem marido e pai lutando para ser reconhecido no mundo da física e da cosmologia.

Aos 21 anos, Hawking descobriu que estava com esclerose lateral amiotrófica, uma doença degenerativa do sistema nervoso que, normalmente, faz com que a pessoa morra em poucos anos. O diagnóstico e a ideia de uma morte prematura fizeram com que ele se dedicasse com mais afinco às descobertas intelectuais. O livro conta a origem de sua obra-prima, Uma breve história do tempo, considerado um dos livros mais importantes do século XX.
“Quando você se depara com a possibilidade de uma morte precoce, percebe que a vida vale a pena e que há muitas coisas que você deseja fazer. ” — Pág. 43
Opinião: 
Não costumo ler biografias, essa foi uma exceção, na verdade foi algo inesperado. Eu comprei o exemplar para dar de presente para um amigo, e antes de escrever a dedicatória, resolvi dar uma folheada, ver as fotografias etc... comecei a ler a primeira página e quando eu percebi já tinha lido metade do livro, então eu terminei e não me arrependi nem um pouco.
"Se você entende como o universo funciona, de certa forma pode controlá-lo." — Pág.19
Minha Breve História, é uma autobiografia bastante breve, narra os fatos e acontecimentos da vida do autor de uma maneira enxuta, mas mesmo assim não peca em nada, é completa, narra tudo o que um leigo gostaria de saber, tem conhecimento, emoção e realidade! A linguagem é bem simples e acessível, parece que estamos conversando e ouvindo a história diretamente do autor (se isso fosse possível).
O livro é dividido em 13 capítulos que vão desde a formação de sua família e sua infância, passa por todo o percurso universitário, o diagnóstico e o avanço da doença, seu casamento com Jane Wilde, os 3 filhos (Robert, Lucy e Tim), e vai até suas teorias e estudos acerca dos buracos negros e a discussão da possibilidade de se viajar no tempo.
“Mesmo que uma nova teoria seja descoberta no futuro, não acho que viajar no tempo algum dia será possível. Se fosse, a essa altura já teríamos sido invadidos por turistas vindos de lá. ” — Pág. 127 
Hawking também comenta sobre o livro que alavancou sua carreira e diz que ele queria escrever um livro que fosse de fácil compreensão e que esse pudesse se tornar popular e acessível, sendo vendido até em bancas e livrarias de aeroporto. O livro Uma Breve História do Tempo já foi traduzido para mais de 40 idiomas e já vendeu mais de 10 Milhões de cópias, em Janeiro desse ano a Editora Intrínseca relançou o livro no Brasil, capa abaixo.
“[...] Eu queria sondar as profundezas do universo. Talvez tenha tido algum sucesso, mas ainda há muito o que quero saber. ” — Pág. 35 
A Intrínseca fez uma edição linda para o Minha Breve História: o livro é repleto de fotografias antigas em preto e branco de vários momentos da vida do autor, a capa tem acabamento fosco e as letras são douradas. A diagramação e edição ficaram ótimas, e não me lembro de ter encontrado nenhum erro.

P.S.: Caso não saibam, no início de 2015 foi lançado o filme A Teoria de Tudo, que conta a trajetória do Stephen Hawking, baseado no livro homônimo escrito pela ex-mulher Jane Hawking. O filme é ótimo, e está entre os meus favoritos, recomendo demais!

O livro é muito bom, não chegou a ser um favorito pois não tenho muitas experiências literárias com biografias para comparar. haha Avaliei em
Espero que gostem da resenha, não disse muitas coisas para não tirar a mágica de se descobrir lendo o livro. Comentem aqui em baixo!

10 comentários

  1. OMG, recentemente eu vi o filme A Teoria de Tudo e amei demais, e agora fiquei muito curioso pra ler esse livro!!!! Vou comprá-lo já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Td bem Juliano?
      O livro no qual o filme foi baseado também se chama A Teoria de Tudo. Mas compre sim os dois.

      Excluir
  2. Adorei, fiquei curiosa pra ler :)


    Jess
    saymybook.blogspot.com.br
    @saymybook

    ResponderExcluir
  3. Oi Matheus, sabe que não sou muito fã de biografias, mas essa é uma das poucas que realmente tenho curiosidade em ler. Minha leitura atual é A Teoria de Tudo e estou apaixonada pela história, com certeza irei atrás da biografia :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Kétrin,
      A Teoria de Tudo só vi o filme mesmo, mas deve ser muito bom o livro.
      Bjs

      Excluir
  4. Fiquei super interessada no livro, adorei sua resenha!
    bjuxx
    http://www.taayvargas.com/

    ResponderExcluir
  5. Grande Matheus! Beleza?

    Cara, não sou tão adepto à biografias, porém, leio algumas.
    Sua resenha me instigou em querer ler este livro, pois descreveu muito bem como o livro é em si.
    Parabéns pelo modo como escreveu, me cativou! :)

    Visite-nos:
    Irmãos Livreiros

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel, blz?
      Que bom que gostou, eu agradeço pelo elogio.
      Muito Obrigado!
      Abraços

      Excluir

Topo