Adaptação: O Iluminado (EUA — 1980)


Filme: O Iluminado
Título Internacional: The Shining
Elenco principal: Jack Nicholson (Jack) - Shelley Duvall (Wendy) - Danny Lloyd (Danny)
Sinopse: 

Durante o inverno, um homem, é contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado, e vai para lá com a mulher e seu filho. Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo.

Quase todo mundo já assistiu a esse filme, e a maioria considera um clássico do terror.

Eu nunca tinha visto, esperava assisti-lo após a leitura do livro. Como eu já terminei a leitura (leia a resenha aqui), só meu restou assistir.

Sinceramente, não gostei nem um pouco. Os personagens foram retratados física e psicologicamente diferentes, principalmente a Wendy, que além de muito feia, é mostrada como uma chorona que chegou a me irritar.

Muitos fatos, que considerei importantes no livro, foram retirados do filme, muitas mudanças foram feitas. O filme tem o final muito diferente do final do livro. Terminou de uma forma até cômica. Eles chegaram a mudar até o número da porta, que no livro é 217 e no filme 237. Coisas realmente desnecessárias. Mudaram até o Tony, que é o amigo imaginário do Danny, no livro ele é visto ao longe pelo personagem, já no filme, Danny diz que Tony mora em sua boca e fica fazendo uma voz mais grave para dizer que é ele. A arma utilizada por Jack para fazer as suas maldades também foi mudada de um taco de croquè por um machado, a estética do Hoter Overlock mudou muito, seja dentro, seja fora, desde a descrição do tapete e papel de parede, até o jardim. Faltou aprofundarem mais na loucura de Jack, que no livro é mostrada mais intensamente.

O filme do diretor Stanley Kubrick, para mim, foi uma decepção. Pelo o que ouvi do filme, criei uma expectativa muito grande, mas já sabia que o próprio Stephen King não gostou da adaptação. Leia você mesmo um trecho de uma entrevista que fizeram com ele para a revista Rolling Stones:
Ao longo dos anos, você sempre criticou o filme O Iluminado, de Stanley Kubrick. Fica surpreso com o culto construído ao redor do longa?

Eu não entendo. Mas há muitas coisas que não entendo. As pessoas obviamente adoram o filme, e não compreendem por que eu não gosto. O livro é quente, o filme é frio; o livro termina com fogo, e o filme, com gelo. No livro, existe um verdadeiro arco em que você vê este sujeito, Jack Torrance, tentando ser bom, mas que, pouco a pouco, vai se tornando maluco. E, quando assisti ao filme, Jack era louco desde a primeira cena. Tive que ficar com a boca fechada na época. Era uma exibição antecipada, e Jack Nicholson estava presente. Mas fiquei pensando comigo mesmo, no momento em que ele apareceu na tela: “Ah, eu conheço esse cara. Eu já o vi em cinco filmes de motoqueiro, em que Jack Nicholson fazia o mesmo papel”. E é tão misógino. Quero dizer, Wendy Torrance simplesmente é apresentada como uma dona de casa que não para de berrar. Mas essa é só a minha opinião, é só o jeito como eu sou.” (Link: http://rollingstone.uol.com.br/noticia/stephen-king-abre-o-jogo-sobre-io-iluminadoi-de-stanley-kubrick-e-tao-misogino/#imagem0)
Talvez se eu não tivesse lido o livro, eu teria gostado um pouco mais do filme, mas como o objetivo aqui é falar das ADAPTAÇÕES dos livros, seja para o cinema, seja para a TV, eu tive que comparar.

Quando eu escrevi esse post não sabia que já fizeram uma minissérie em 1997, então quando descobri eu baixei imediatamente, foi difícil achar pois é um pouco desconhecida. Mas acredito que seja um pouco melhor. Em breve irei assistir e posto aqui sobre ela. Também está previsto para 2018 uma regravação do clássico.

Comente aqui em baixo: se você já viu, o que achou do filme? Você já leu o livro? Que outras diferenças você encontrou? 

Trailer:

4 comentários

  1. Oi Matheus!

    Então, eu sou daqueles que acredita que O Iluminado filme e O Iluminado livro são obras completamente diferentes e cada uma é extremamente boa do seu jeito. Kubrick tem um jeito único e um cuidado enorme com a sua obra, o filme é sim genial, todos os detalhes, tudo milimetricamente pensado e é uma historia que te prende, tanto quanto no livro, pelo menos eu acho. Fora que não vejo muita graça em assistir um filme em que eu já sei toda a historia.

    Abraços
    http://goo.gl/2wf59j

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Erick, gostei do seu ponto de vista. Aqui costumo mais julgar os filmes ou séries baseados em livros, como adaptações, então por comparar ambos que encontro tantas divergencias, criações etc. Mas acredito q o filme tenha qualidade e que eu poderia ter gostado mais se o tivesse assistido antes, mas estou feliz em não ter feito.
      Abraços

      Excluir
  2. Olá, Matheus!

    O negócio com o filme vem muito do fato de ter sido feito por um grande diretor e, se você pensar nele separado do livro, é realmente uma grande obra. O problema é a adaptação...

    Confesso que admiro a obra do Stanley Kubrick, apesar de ter uma grande dificuldade de permanecer acordado durante seus filmes...

    Boas leituras!
    Café, Cartas e Cadernos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Niz,
      Haha, eu entendo essa jogada. Filmes e Livros são coisas diferentes. Cada qual com seu estilo, com sua mídia etc. Mas como aqui julgo a adaptação, ou seja, um filme baseado numa história escrita, costumo julgar e comparar. Mas me diz, não sei se já leu o livro, mas porque estragar o final? Não seria bem melhor com o final do livro?
      Abraços e boas leituras!

      Excluir

Topo