Resenha: Feliz Natal, Alex Cross — James Patterson

Título: Feliz Natal, Alex Cross (Alex Cross #19)
Título Original: Merry Christmas, Alex Cross
Autor: James Patterson
Editora: Arqueiro
Páginas: 171 
Lançamento: 2013 
Onde comprar: Buscapé

Sinopse:

É véspera de Natal, tempo de paz e fraternidade

Infelizmente nem todos pensam assim. Após deter um ladrão que estava roubando a caixa de doações da igreja, tudo o que Alex Cross quer é ter uma noite feliz com sua família. Mas, para tristeza de seus filhos, de Bree e de Nana Mama, o detetive será convocado para solucionar não apenas um, mas dois casos no feriado.

Numa bela mansão, uma família é mantida refém

Alex atravessa a cidade rumo a uma das regiões mais nobres de Washington. Henry Fowler, um famoso advogado que viu sua vida e sua carreira serem arruinadas, ameaça matar os filhos, a ex-mulher e seu novo marido. Psicótico e viciado em metanfetamina, Fowler precisa ser detido. Mas a pergunta que não sai da mente do psicólogo que habita em Cross é: o que faria alguém tão bem-sucedido afundar dessa maneira?

Envenenamento e terror na estação de trem

Convocado às pressas pelo FBI, Cross terá que capturar uma antiga inimiga: a terrorista Hala Al Dossari, que foi reconhecida por uma das câmeras da Union Station. Em pouco tempo acontecem mortes e explosões. Mas será esse ataque seu único objetivo? Ou tudo fará parte de um plano maior, capaz de gerar uma catástrofe nacional?

Opinião:

Esse foi meu primeiro contato com a escrita de James Patterson e com o personagem Alex Cross. Estava ansioso para ler esse e outros livros do escritor, e com a Black Friday não hesitei em compra-lo para ler ainda na época do Natal (coisa minha). Leitura concluída, e... quero mais!

Me tornei fã de ambos, tanto do autor, quanto do personagem. A linguagem utilizada por Patterson é disparada como a bala de um revólver. Com a narração em primeira pessoa por Alex Cross, nos tornamos parte do personagem, sentindo tudo o que ele sente e vendo tudo o que ele vê. Cada detalhe é descrito para que um filme de suspense e ação passe diante de nossos olhos. Os capítulos são curtos e acabam nos fazendo reféns, não dando chance sequer de olharmos para os lados, as páginas nos consomem enquanto não acabamos de lê-las. Tudo isso constrói e justifica a imagem de Patterson como “O autor de suspense mais vendido do mundo”.

O fato de não ter lido os livros anteriores da série não atrapalhou em nada, e por mais que os livros sigam uma sequência, cada livro apresenta um ou mais casos que serão resolvidos no mesmo volume em que são apresentados.

O que me deixou triste foi a quantidade de páginas, apenas 171. Os dois casos foram desenvolvidos e concluídos magistralmente nesse espaço, mas não nos saciam, sempre dá vontade de ler mais um pouquinho. A grande sorte é que a série de livros com o detetive Alex Cross tem 21 livros até o momento, sendo que 13 já foram lançados no Brasil. E, portanto ainda tem muito a ser lido.

A edição da Editora Arqueiro é, como sempre, ótima em todos os aspectos envolvidos. Notei um ou dois erros na digitação, mas que não atrapalham e podem muito bem passar despercebidos por alguns leitores.

Feliz Natal, Alex Cross leva, além de meus sinceros elogios

9 comentários

  1. Olá, parabéns pela resenha, muito boa! Já tem um tempo q quero ler algum livro desse autor, mas eu fico protelando, mas sua resenha, me incentivou a ler algum livro de JP, só tenho a lhe a gradecer! :D

    Boas leituras e boas festas!!!

    http://blog-imaginacaodeumaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Agradecemos o comentário super positivo.
      Boas leituras pra você também!

      Excluir
  2. Eu achei sua resenha ótima, e eu vou adicionar mais esse livro para no futuro eu poder ler...

    mundoadolescente2015.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Por ler a resenha, por comentar e pelo elogio.
      Ótimas leitura pra você!

      Excluir
  3. Olá! Como vai?
    Eu ainda não li nem esse, nem nenhum livro do gênero, mas estou desejando muito, principalmente agora que estou por dentro do que se trata o livro! Apesar se eu conhecer o James, já ouvi tantas críticas negativas à saga Bruxos e Bruxas, que isso me desmotiva um pouco.
    Até mais, te vejo lá no blog. ♥
    http://leituraassidua.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Agradeço muito sua visita e comentário. A saga Bruxos e Bruxas realmente não é bem vista, mas ainda assim recomendo os demais livros do James.
      Até mais!

      Excluir
  4. Olá te indiquei para uma tag, espero que goste e participe!!!

    Abraços, boas leituras e boa passagem de ano!

    http://blog-imaginacaodeumaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, responderemos a TAG sim, em breve.
      Abraços e tenha ótimas leituras também!

      Excluir
  5. Natal é sempre tudo de bom, por isso gosto tanto dessa data para ficar com o natal, excelente mensagem a sua.

    horoscopo do dia

    ResponderExcluir

Topo