Adaptação: Battle Royale

Após a leitura do livro Battle Royale do autor Koushum Takami, que achei incrivelmente bom, imediatamente baixei o filme homônimo baseado no livro para ver toda aquela ação escrita se transformar em imagens sangrentas diante dos meus olhos.

O filme, assim como o livro, tem origem no Japão. Foi adaptado para o cinema em 2000, um ano após a publicação do livro. Foi dirigido por Kinji Fukasaku e teve no elenco, dentre outros, o ator Takeshi Kitano e a atriz Chiaki Kuriyama, de Kill Bill. O cineasta Quentin Tarantino declarou que Battle Royale é a história que ele sempre quis filmar.








Estou acostumando a ver diversos filmes baseados em livros, e sempre há algumas diferenças, algumas necessárias, outras nem tanto, mas que sempre nos desapontam. E com esse não foi diferente. Como o livro estava bem fresco na minha cabeça, foi ainda mais decepcionante. As diferenças entre a adaptação e a obra literária são explícitas: criaram cenas que não existiam em nenhuma parte do livro e retiraram e/ou modificaram um sem-número de outras; alteraram total ou parcialmente a personalidade e a aparência física de vários personagens; mataram alguns deles de maneira e com armas totalmente diferentes das narradas no livro; entre outros absurdos...

Foram tantas as mudanças que, em algumas cenas, parecia que estava vendo um filme diferente. Um detalhe importante a ressaltar são os efeitos especiais (que não foram nada especiais): as mortes e o sangue pareciam de brincadeira, alguns personagens levavam vários tiros e não morriam. Teve momentos que eu ri, porque só me restava isso. 

O tempo do filme (quase duas horas) foi curto. Realmente, para que o livro ficasse bem adaptado seriam necessárias mais horas, podendo ser dividido em dois ou mais filmes ou em uma série. Espero que, num futuro não tão distante, o filme possa ser regravado com a qualidade que merece, pois o enredo tem tudo para ser um sucesso de bilheteria.

Para quem só assistiu ao filme: leia urgentemente o livro para ver que realmente vale a pena. E para quem só leu o livro: só assista ao filme caso queira rir, não espere muita coisa, pois não irá encontrar. E quem já leu e assistiu comenta aqui em baixo suas percepções com respeito a Battle Royale!!!


11 comentários

  1. Filme sempre deixando a desejar..rs. Ainda não li o livro, mas amigos que já o fizeram gostaram muito, no entanto disseram ser uma carnificina.

    http://cafeecomletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha vlw por comentar. Espero que goste, leia a resenha do livro também, já está no blog.

      Excluir
  2. Depois do lançamento de Jogos Vorazes e de todo mundo dizendo que foi uma cópia desse livro, eu fiquei morrendo de vontade de ler! Mas não sabia que tinha filme! Com certeza vou assistir.
    Gostei de você apontar as diferenças e semelhanças!
    Estou seguindo seu blog, se puder retribuir ficaria grata.
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por comentar, seguir e elogiar... Já estou seguindo o seu...

      Excluir
  3. Oi Matheus, nunca li o livro nem vi o filme, mas é uma pena o que fazer com o filme, não sei porque eles mudam tanto do livro, se seguissem a ordem do livro seria bem melhor. Ainda quero ler para ver o que acho!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Leia sim, o livro, contrário ao filme, é excelente.
      Bjs

      Excluir
  4. Oi Matheus tudo bem?
    Não conhecia o livro e nem o filme, mas sempre quando adaptado é uma decepção, vou procurar ler o livro, e só pelo modo como falou do filme vou passar longe kkk beijos Lost Words / Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Td sim, kkk, com certeza você não se arrependerá de ler o livro. É muito bom. Bjs

      Excluir
  5. Ooi!
    Chato quando mudam completamente o livro.
    E esse parece meio trash, né?
    Eu fico revoltada de verdade, haha.
    Já vi esse livro na livraria e quase comprei. O vendedor ficou me falando bem dele e só não comprei porque estava super caro.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Teca,
      É um pouco Trash sim, kkk
      Eu sempre quis ele, e na Black Friday acabei encontrando ele por R$19,90, não hesitei em comprar. kkk
      Bjs

      Excluir
  6. Eu amo esse livro, aqueles plots no final me deixaram mt meeeeeeu deus q livro incrível!! Nem pretendo ver o filme, pelo trailer da pra ver q eh uma bosta. Espero q algum dia o Tarantino faça sua própria adaptação!

    ResponderExcluir

Topo