Resenha: O Capítulo do Julian: Uma História de Extraordinário — R. J. Palacio

 Clique para conferir
Título Original: The Julian Chapter
Autor: R.J. Palacio
Editora:
Intrínseca
Páginas:
96
Lançamento:
2014 (Exclusivamente em e-book)
Onde comprar: Buscapé

*** Antes de ler essa resenha, leia a do livro Extraordinário (clicando aqui) que já foi publicada na semana anterior ***

Sinopse:


O capítulo que você queria ler em Extraordinário

Mais de 1 milhão de leitores já se encantaram com Extraordinário e a bela história de Auggie Pullman – um garotinho de feições incomuns que tem pela frente uma difícil missão: convencer as pessoas de que, apesar da aparência, é uma criança igual a qualquer outra.

Agora todos terão a chance de saber o que se passa na cabeça do personagem mais controverso do romance: Julian, o menino que lidera a cruzada de bullying contra Auggie. Por que Julian trata Auggie tão mal? Será que ele pode ser perdoado?

Em O capítulo do Julian R. J. Palacio faz uma comovente incursão no mundo de uma criança que tem o coração muito maior do que seus atos de bullying e crueldade podem fazer mostrar, mas precisa de ajuda para enxergar isso.

Opinião:



Esse “livro” que é mais um capítulo mesmo, foi lançado posteriormente ao Extraordinário, não sei se já estava escrito na época e a autora não o quis lançar junto, ou se resolveu escrever depois devido a pedidos de leitores, fãs ou não, que queriam saber mais um pouco sobre Auggie, ou mais especificamente sobre Julian, já que em Extraordinário ele não teve um capítulo como os outros personagens.
“Na primeira vez que vi August, bem, tive vontade de cobrir os olhos e sair correndo e gritando. Sei que isso soa cruel, e sinto muito. Mas é verdade. E qualquer um que diga que não teve a mesma reação quando viu Auggie Pullman pela primeira vez não está sendo honesto. Sério. ”
Esse livro/capítulo é dividido em duas partes: na primeira Julian explica, sob seu ponto de vista, cada parte da história que o envolve, acrescentando seus problemas e os “motivos” que o levavam a praticar bullying; na segunda parte ele viaja para a casa de sua avó — em francês Grandmère — na França, e ao ouvir uma história sobre sua infância na época da Segunda Guerra Mundial, acaba por mudar seu ponto de vista e ele começa a se redimir.
“Não existe um manual que nos diga como agir em todas as circunstâncias da vida, entendem? Então o que sempre digo é que é melhor pecar pela gentileza. Esse é o segredo. Quando você não sabe o que fazer, simplesmente seja gentil. Não tem como dar errado. ”
Não posso falar mais do "livro" porque tem poucas páginas e qualquer coisa que eu disser além disso que foi escrito, poderá ser spoiler,  ou acaba tirando o encanto do texto, que merece ser desvendado por todos os que leram Extraordinário.

Assim como no anterior, a linguagem da autora é excelente, fácil e doce de ser lida. O livro foi lançado somente em formato digital, então não tem como falar da edição, mas foi muito bem sistematizado e não encontrei nenhum erro.

 O Capítulo do Julian leva

7 comentários

  1. Oie, Matheus!!
    Já li bastante criticas favoráveis ao livro Extraordinário, porém ainda não obtive a oportunidade de tê-lo em mãos!
    Sua resenha está bem explicativa e é verdade, como são poucas páginas fica difícil fazer uma resenha maior!

    Beijose Sucesso!
    http://maisumpracolecao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Erika,
      leia sim o livro, não irá se arrepender.
      bjs

      Excluir
  2. Oi Matheus!
    Como não li "Extraordinário", também não li "O Capítulo de Julian", mas parece ter sido um adendo bem positivo à obra, né?
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana,
      Foi um adendo muito útil para quem já leu, fechou o ciclo de personagens importantes que precisavam contar seus lados da história.
      Bjs

      Excluir
  3. Uau, eu sequer sabia da existência desse capítulo.
    Muito muito bom, quero ler logo e pelas suas cinco estrelas parece ser tão bom quanto o próprio Extraordinário.

    Até mais,
    www.diariodeumledor.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliano,
      sim ele existe e é tão bom quanto o livro em si, nos traz de volta para a vida do tão gentil Auggie.
      Até mais.
      Abraços

      Excluir
  4. Preciso ler *.*

    p4radiseofdreams.blogspot.com

    ResponderExcluir

Topo